Significado das cores e inovação no mercado de tintas

Quando falamos em cores, muito se estuda sobre a psicologia delas e o que cada uma consegue proporcionar a nossa mente com um simples olhar. Por isso, muitas pessoas estão buscando o significado por trás de cada tom e sendo mais exigentes no processo de compra.




Se você está aqui porque quer descobrir qual a melhor cor de tinta para a sua casa, ou é um vendedor do ramo em busca de aperfeiçoar seu conhecimento, vamos abordar algumas das principais cores do mercado e ainda destacar algumas tendências para o próximo ano.


Branco: embora muitos não gostem, estimula os sentidos, dá sensação de paz, mas, quando usado em excesso, pode gerar cansaço. A cor dá amplitude e claridade ao ambiente, mas é ideal combiná-la com outros tons mais vivos.


Amarelo: é um tom alegre e que ilumina qualquer parte da casa. Porém, deve ser usada com moderação, principalmente quando feita uma aplicação de tons mais vivos. Uma mistura interessante é mesclar o ambiente com tons de branco para deixá-lo mais neutro.


Laranja: assim como o amarelo também é contagiante e traz alegria para o ambiente. A dica também é para usar essa cor em apenas uma das paredes do cômodo para que o espaço não fique muito pesado.


Vermelho: cor com uma ação muito poderosa sobre nosso estado de ânimo, mas que também deve ser usada com cautela e quebrada com combinação com cores mais suaves para não carregar a decoração.


Verde: saindo um pouco das cores anteriores, o verde tem efeito calmante. É um tom muito utilizado em clínicas e consultórios, mas que vem ganhando destaque na decoração residencial.


Azul: assim como o verde traz calma e ares modernos ao ambiente. Aposte no azul em qualquer variação, se combinada com o branco pode proporcionar uma ótima experiência aos moradores.


Preto: proporciona sofisticação ao ambiente quando usada moderadamente. Caso contrário pode deixar a decoração carregada. É muito comum ver o preto com combinações de amarelo e vermelho, mas é válido testar também aquele tom que lhe agradar mais.


A pandemia mudou muito o comportamento do consumidor e algumas tendências de cores para o próximo ano são bem diferentes do que já vimos nos últimos anos. Assim como em outras áreas do setor de acabamento, a valorização dos tons da natureza também segue em alta no mercado de tintas para o próximo ano.


Tons de amarelo dourado com combinações em branco e marrom são algumas das mais procuradas para paredes e móveis. Já tons mais suaves de azul tem se destacado por proporcionarem calma ao ambiente e de fato é o que muitos tem buscado nos tempos caóticos que estamos vivendo.


Os tons de madeira também estão em alta para grande parte dos itens de acabamento residencial, valorizando visuais mais rústicos e nostálgicos. Tendência de alta para o próximo ano também. E mais uma tendência é o rosa da orquídea que conhecemos tão bem, destacando ainda mais a valorização dos tons naturais da Terra. Inclusive, o tom Orchid Flower é justamente a cor de 2022 selecionada pela Pantone.


Para facilitar o processo de compra do consumidor, diversas fabricantes tem apostado justamente na tecnologia dos smartphones e tablets para estimular o consumo. Ter as informações na palma da mão é algo que os consumidores valorizam cada vez mais, visto que grande parte deles alegam dificuldades na hora de decidir qual os melhores tons e produtos para compra.


Outra inovação no mercado de tintas está diretamente relacionada ao meio ambiente, onde os próprios consumidores estão optando também por tintas ecologicamente sustentáveis. Diversas fabricantes tem investido em tecnologia para otimizar as linhas de produção, utilizando-se de técnicas que reduzam o impacto ao meio ambiente, além da economia de água e energia, resultando em uma produção mais eficiente e que polua menos o ambiente que já é tão prejudicado em outros segmentos.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whatsapp-logo-1.png